O Real Tamanho do Nosso Planeta

Patrícia Duringer Jacques, a partir do texto de Pércio de Moraes Branco, com revisão de Irinéa Barbosa da Silva

A Terra, na Linha do Equador, tem diâmetro de 12.752 km e a sua circunferência é de 40.072 km (imagem abaixo). A Linha do Equador é uma linha imaginária que representa a divisão da Terra em duas partes, e todos os seus pontos estão à mesma distância do Polo Norte e do Polo Sul. É a linha que divide a Terra em dois hemisférios, o Norte e o Sul.

Diâmetro e circunferência da Terra. Fonte: o autor (2024)

O diâmetro da Terra é uma distância muito grande quando comparamos, por exemplo, com o comprimento de um campo de futebol, que é de 120 metros, ou com a distância entre as capitais do Rio de Janeiro e de São Paulo, pela Rodovia Presidente Dutra, que é de 405 km. Quando comparamos o planeta Terra com outros planetas do Sistema Solar, observamos que não é o menor, porém existem outros planetas muito maiores. Vamos conhecer melhor o tamanho da Terra?

O Sistema Solar é formado pelo Sol, uma estrela, é rodeado pelos planetas: Mercúrio, Vênus, Terra, Marte, Júpiter, Saturno, Urano e Netuno. Até 2006, Plutão era qualificado como um dos planetas do Sistema Solar, contudo, a partir de 24 de agosto de 2006, a União Astronômica Internacional (IAU, na sigla em inglês) o desconsiderou, então, foi reclassificado como um planeta-anão, já que não atende aos três critérios para um corpo celeste ser considerado um planeta:

  • 1. Orbitar o Sol: o corpo deve estar em órbita ao redor do Sol.
  • 2. Ter forma esférica: deve ter massa suficiente para que sua própria gravidade o molde em uma forma aproximadamente esférica.
  • 3. Ter dominância orbital: deve ser gravitacionalmente dominante ao ponto de não haver outros corpos de tamanho comparável em sua órbita, exceto seus próprios satélites (ou seja, deve ter “limpado” a sua órbita).

Plutão atende aos dois primeiros critérios, mas não ao terceiro. Ele compartilha sua órbita com outros objetos no Cinturão de Kuiper, uma região repleta de pequenos corpos gelados, além da órbita de Netuno, por isso, foi reclassificado como um "planeta anão".

A imagem abaixo mostra os principais astros do Sistema Solar sem escala de tamanho proporcional, apenas apresenta a ordem dos astros em relação à aproximação do Sol. Normalmente, é essa a figura que vemos nos livros escolares. Por exemplo, a Lua é maior do que Plutão e, na figura, Plutão está maior do que a Lua. As distâncias em relação ao Sol também são diferentes, não são homogêneas.

Principais astros do Sistema Solar. A figura não está na escala proporcional, nem de tamanho nem de distância. Fonte: o autor (2024)

A imagem abaixo mostra a escala proporcional de tamanho dos principais astros em relação à Terra. Podemos observar que Vênus é quase do tamanho da Terra, pois seu diâmetro é somente 5% menor; Marte possui diâmetro quase 50% do tamanho da Terra; Mercúrio é cerca de 62% menor e, por último, Plutão que é cerca de 81% menor.

Quanto aos astros maiores que a Terra, podemos iniciar pelo Sol, que é cerca de 109 vezes maior do que o nosso planeta, depois temos Júpiter, que é cerca de 11 vezes maior, seguido de Saturno, que é 9 vezes maior, e, por último, dois planetas 4 vezes maior, que são: Netuno (4,01) e Urano (3,88).

Escala proporcional do tamanho dos principais astros do Sistema Solar em relação ao planeta Terra. Os planetas menores que a Terra têm observações de diâmetro ressaltados e com setas em amarelo e os planetas maiores, ressaltados e com setas em vermelho. Fonte: alterado NASA (2024a)

Já a imagem abaixo compara os tamanhos dos planetas do Sistema Solar com o Sol (primeira figura) e o tamanho dos planetas entre si (segunda figura).

(A) Tamanho proporcional do Sol em comparação com os planetas do Sistema Solar, a seta vermelha indica a Terra; (B) Tamanho proporcional entre os planetas que compõem o Sistema Solar, a seta vermelha indica a Terra. Fonte: Wikipedia (2012)

Existem características relacionadas ao nosso planeta muito interessantes, que podem ser comparadas com as de outros astros do Sistema Solar, que nos dão a dimensão da Terra, como podemos observar na tabela abaixo. Nota-se, por exemplo, que as densidades de Mercúrio e de Vênus são muito próximas da densidade da Terra (são considerados planetas rochosos), já a de Júpiter é baixa (cerca de 24% da densidade da Terra). Júpiter, apesar de ser o maior planeta do Sistema Solar, é composto, em sua maior parte, por gases, assim como Saturno, Urano e Netuno.

Característica Mercúrio Vênus Terra Marte Júpiter Saturno Urano Netuno Plutão
Massa 0.0553 0.815 1 0.107 317.8 95.2 14.5 17.1 0.0022
Diâmetro 0.383 0.949 1 0.532 11.21 9.45 4.01 3.88 0.187
Densidade 0.985 0.951 1 0.714 0.241 0.125 0.230 0.297 0.336
Gravidade 0.378 0.907 1 0.377 2.36 0.916 0.916 1.12 0.071
Distância do Sol 0.387 0.723 1 1.52 5.20 9.57 19.17 30.18 39.48
Comparação da Terra (que é a referência) com outros astros do Sistema Solar. Fonte: alterado de NASA (2024b)

Agora que já vimos o tamanho da Terra em relação ao Sistema Solar, que tal estudarmos o seu tamanho por dentro? Como já citado, o diâmetro da Terra é de cerca de 12.752 km, já da superfície até o núcleo do planeta a distância é de cerca de 6.378 km (em média, porque existem locais mais montanhosos do que outros). Basicamente, dividimos o interior da Terra em três grupos de camadas (imagem abaixo): crosta que é a parte onde vivemos e que tem uma variação de espessura muito grande (pode variar de zero até cem quilômetros). Por exemplo, nas regiões montanhosas a espessura da crosta é maior do que nas regiões mais planas, com pouca ou nenhuma altitude, nos Alpes pode atingir cerca de 100 km, mas a média global é ao redor de 30 km.

Abaixo da crosta, há o manto, que é dividido em: (i) astenosfera (parte superior do manto superior), formada por magma, permitindo o movimento das placas tectônicas, e atinge a profundidade de mais ou menos 400 km; (ii) manto superior em si, que tem consistência plástica (não é magma fundido); e (iii) manto inferior, que apresenta um estado mais líquido devido à proximidade do núcleo. O núcleo, em geral, atinge a profundidade de 2.900 km.

Já o núcleo é dividido em duas partes: núcleo externo, possuindo em média 2.200 km, e núcleo interno, com em média 1.278 km.

Distâncias das principais camadas do interior da Terra (desenho fora de escala). Fonte: o autor (2024)

Se fossemos viajar de Maceió, capital de Alagoas, até Boa Vista, capital de Roraima, por estrada, seria em média 6.279 km, ou seja, ainda teríamos que andar mais uns 100 km para conseguirmos percorrer a distância da crosta até o centro da Terra.

Então, o tamanho da Terra é muito relativo. Quando comparado a outros astros do Sistema Solar, como Sol ou Júpiter, é muito pequeno, porém quando comparado com Plutão ou com Marte é bem maior. O importante é sempre observar se a escala da figura está correta ou não, isto é, se ela é só ilustrativa (como a segunda imagem) ou se ela está com as dimensões proporcionais (como a terceira). Vamos prestar atenção!

Referências

NATIONAL AERONAUTICS AND SPACE ADMINISTRATION - NASA. Solarsys scale. [Washington, DC]: NASA, [2024a]. (NASA Science). Disponível em: https://science.nasa.gov/wp-content/uploads/2023/09/solarsys_scale-1.jpg. Acesso em: 15 maio. 2024.

NATIONAL AERONAUTICS AND SPACE ADMINISTRATION - NASA. Planetary fact sheet – ratio to earth values. Washington, DC]: NASA, [2024b]. Disponível em: https://nssdc.gsfc.nasa.gov/planetary/factsheet/planet_table_ratio.html. Acesso em: 15 maio. 2024.