O geólogo é o profissional que estuda o planeta Terra, sua origem, estrutura, composição e transformações ao longo de sua história evolutiva. Estuda também a vida que nele existiu, registrada nos fósseis, que são os restos ou vestígios de animais e plantas preservados nas rochas.
Sua atuação abrange campos muito diversos, tais como o levantamento do substrato rochoso, a pesquisa de recursos minerais e a avaliação do meio físico, tanto em apoio às iniciativas de proteção do meio ambiente, quanto da organização da ocupação dos espaços naturais buscando a redução dos riscos para as populações.
O geólogo ao examinar as rochas pode caracterizar qual era o clima numa certa época ou definir o ambiente no qual estas rochas se formaram, seja o fundo de um oceano, um deserto, ou por um processo vulcânico, bem como as transformações ocorridas desde a sua formação.
Um dos trabalhos fundamentais do geólogo é a elaboração de mapas geológicos, os quais apresentam para uma dada região as rochas existentes, as relações entre elas e as suas idades.Esse documento tem ampla utilização, como a caracterização dos potenciais minerais, o tipo de substrato rochoso disponível para as obras de engenharia e as bases para os estudos de impacto ambiental resultantes do uso do território.
O geólogo estuda também as ocorrências minerais, com o objetivo de desenvolver novas áreas com potencial para a mineração e garantir o suprimento de substâncias fundamentais à civilização.
Uma das áreas relevantes de pesquisa é a das águas subterrâneas, responsável pela caracterização dos aspectos físicos e químicos das águas minerais, um recurso indispensável para a vida.
Regulamentação da Profissão
A profissão está regulamentada pela Lei nº. 4.076, de 23.06.1962 e seu exercício é fiscalizado pelo Conselho Regional de Engenharia e Agronomia – CREA. O piso salarial da categoria é de nove salários mínimos nacionais, para uma jornada de 8h/dia.
Condições de trabalho
A atividade profissional do Geólogo é exercida tanto em laboratórios como no campo, em jornadas que propiciam o contato direto com o objeto da profissão, as rochas.
O Serviço Geológico do Brasil - CPRM
O Serviço Geológico do Brasil - CPRM é uma empresa pública vinculada ao Ministério de Minas e Energia, criada em 1969, que tem por missão "gerar e difundir o conhecimento geológico e hidrológico básico necessário para o desenvolvimento sustentável do Brasil". Para saber mais consulte nosso site: Portal CPRM.
Principais atividades:
- Mapeamento Geológico
- Pesquisa Mineral
- Levantamentos Geoquímicos e Geofísicos
- Levantamentos Hídricos e Hidrogeológicos
- Gestão da Informação Geológica
- Geologia Ambiental e de Risco
- Análises Minerais
Os resultados obtidos pela CPRM são colocados à disposição do público através de publicações técnicas e bancos de dados informatizados.
Ps.: O Dia do Geólogo é comemorado em 30 de maio.