Você pode nem se dar conta, mas os minerais e rochas estão presentes em quase tudo ao seu redor. Já parou para pensar do que é feito o lápis? O cimento é feito de que? As pilhas? Alguns medicamentos? Todos os materiais citados acima utilizam algum tipo de mineral ou rocha para serem fabricados.
Os minerais do cotidiano
O uso de minerais e rochas na construção civil é o mais óbvio: desde a argila para fabricação de tijolos, telhas, porcelanatos e cerâmicas; as cinzas vulcânicas do tipo pozolanas no cimento; a gipsita para fabricação do gesso dos acabamentos; e o ferro para pregos, parafusos e vigas de suporte – todas estas matérias-primas vêm de minerais!
Com o cobre, obtido de óxidos e sulfetos, são fabricados os fios que levam a eletricidade desde o ponto gerador até as nossas casas e por estes mesmos fios a eletricidade chega e é distribuída no interior dos eletrodomésticos.
Com chumbo, obtido do sulfeto galena, são fabricadas as pilhas e ligas diversas.
O ouro, prata e platina, entre outros materiais geológicos preciosos são usados na fabricação de jóias e adornos.
O flúor, extraído da fluorita, é usado nos cremes dentais e na fluoretação da água que consumimos.
Com o lítio, em geral obtido da lepidolita ou zinvaldita, são fabricadas baterias e medicamentos.
O talco, utilizado como material de higiene e medicamentos, vem do mineral talco, que tem inúmeras outras utilidades como componente de lubrificantes, maquiagem e tintas.
O vidro que usado nas janelas e artefatos, como copos, garrafas, lâmpadas, fibra ótica e lentes de óculos, vêm do quartzo; Do quartzo também vem o silício metálico usado na fabricação de chips dos equipamentos eletroeletrônicos.
Na medicina os minerais são muito empregados para a obtenção de medicamentos: como lítio dos antidepressivos, a hemimorfita, fonte da calamina, usada em loções para queimaduras; as argilas como o caulim são utilizados em próteses ortopédicas e odontológicas; a calcita é importante fonte de cálcio como complemento alimentar.
Os minerais podem ser usados na nossa alimentação, como a halita, que é o sal de cozinha.
O alumínio, da bauxita, é matéria-prima para fabricação de carros, latas, esquadrias e panelas.
A apatita é fonte de fósforo, usado para fabricação de fósforos, explosivos e fertilizantes.
Você viu como a geologia está presente na sua vida!?